sábado, 30 de maio de 2015

Dicas da Nutricionista


 “Oba! Chegou o mês das festas juninas! E minha alimentação, como fica? É bolo de milho, canjica, pamonha, milho cozido. É cada delícia nessa época, que fica difícil resistir às comidas típicas.
                            O milho é um alimento nutricionalmente importante, possui quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E, rico em ferro, fibras, apresenta grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos, excelente para atletas. 
            Neste período junino, onde culturalmente as preparações são à base de milho, não se deve fazer restrição do uso. Mas, claro que em excesso engorda. O que precisa ter cuidado são os ingredientes usados nestas preparações: o açúcar em excesso, muitas vezes o leite condensado, manteiga, ovo, excesso de leite de coco e o próprio leite de gado integral, creme de leite, queijos amarelos, são alimentos ricos em gorduras saturadas que podem elevar o colesterol. 
A pamonha e a canjica devem ser preparadas de forma mais natural possível, o original é sentir o sabor do milho e não dos outros ingredientes (ovo, açúcar, manteiga, queijo, leite), quando colocados em excesso o valor calórico da preparação aumenta.  Uma dica, o leite de coco deve ser preparado a partir do coco seco ralado e batido com água quente, depois coado, é sem leite, sem conservantes, é natural e menos calórico.
Portanto, para as pessoas que fazem exercícios físicos diários não se privem de comer, neste São João, uma boa canjica ou pamonha. Para aqueles que não se exercitam tenham mais cuidado e comam com moderação.”

Érika Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário