segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dicas da Nutricionista



Quem é consumidor assíduo das bancas de frutas e, ao longo do dia, busca nas fruteiras delícias para saciar a fome, às vezes nem sabe, mas está correndo na direção oposta ao consultório médico. Isso porque esses alimentos são fartos em vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas para o organismo. Mais do que tratar problemas, as frutas previnem muitos deles – de anemia a doenças degenerativas – e ainda amenizam os sintomas de diversas enfermidades. Vamos conferir.
CORPO FORTALECIDO
Para enfrentar os desafios do dia a dia (cansaço, desgaste, vírus, bactérias), o corpo precisa estar bem preparado. Para isso, o sistema imunológico deve ser abastecido com um nutriente fundamental: a vitamina C, que melhora a resistência e combate a ação dos radicais livres, causadores de danos às células. Ela tem papel importante, especialmente para quem está com deficiência desse nutriente.
Embora seja associado a laranja, é a acerola a grande campeã no aporte de vitamina C (a quantidade em 9 acerolas corresponde a de 30 laranjas), seguida do caju, da goiaba, do kiwi e do mamão.
A vitamina C age aumentando as defesa do organismo. Outras fontes são:ameixa: 2 a 4 unidades por dia; morango: 1 xícara (chá) por dia;tangerina: 1 unidade por dia.


A manga é uma das frutas mais ricas em betacaroteno, substância que combate a ação dos radicais livres no organismo e, por isso, reduz o envelhecimento precoce. A vitamina E, também presente na fruta, se alia ao betacaroteno, e evita o surgimento de rugas e o ressecamento da pele, favorecendo também um bronzeado natural. Com propriedades semelhantes às da manga, o melão é ideal para quem deseja perder peso, pois é formado por mais de 90% de água, ou seja, quase nada de calorias. Por hidratar o organismo e ser diurético, também elimina o excesso de líquidos e toxinas.
A melancia é outra que ajuda a eliminar o inchaço. Sua cor vermelha ainda indica a presença do licopeno, substância poderosa que previne tumores e favorece a circulação sanguínea.
As variedades mais comum de melão são: cantalupo e amarelo. O primeiro é rico em betacaroteno, já o segundo em luteína e zeaxantina, que protegem contra problemas nos olhos.
Outras fontes são: limão: suco 2 unidades por dia; mamão: 1 fatia por dia;lichia: até 20 unidades por dia.

XÔ, TRISTEZA!
Bateu aquele desânimo? Recorra ao açaí. Altamente energético, também é excelente para a memória e imunidade, além de prevenir problemas cardiovasculares. Por fornecer ricas doses de carboidratos e proteínas, garante muita energia para o funcionamento do corpo, mas, justamente por isso, e também por conter muita gordura (apesar de ser de boa qualidade), deve ser consumido com moderação para não prejudicar a silhueta.
Uma fruta que felizmente vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil é alichia. Com poucas caloria, é rica em vitamina B2, que participa da formação da serotonina, hormônio do bem-estar. Já o maracujá pode fazer milagres durante as crises de TPM. Apesar de muita gente achar que é o suco da fruta que tem poder calmante e sedativo, na verdade, essas propriedades estão nas suas folhas, que devem ser usadas no preparo de chás.
Outras fontes são: abacate: ½ unidades, até 4 vezes por semana; melancia: 1 fatia média por dia; uva: 1 cacho pequeno por dia ou 1 copo de suco concentrado.

CORAÇÃO SAUDÁVEL
                              
A uva, assim como outras frutas de coloração vermelha arroxeada (morango, amora, cereja, framboesa), faz parte de um poderoso time que protege o coração. As chamadas frutas vermelhas são ricas em antocianinas, substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória, que melhoram a circulação e previnem danos nas artérias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
A fruta usada na preparação de vinhos ainda tem outra valiosíssima substância: o resceratrol, que controla as taxas de colesterol.
Já de acordo com estudos realizados na Universidade de Oslo, na Noruega, 2 unidades diárias de kiwi são suficientes para prevenir doenças como infarto. Suas fibras ainda ajudam a reduzir a absorção de gordura no organismo. Ação parecida têm os compostos fenólicos do caju, que retardam o processo de envelhecimento e impedem o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Outras fontes são: acerola: 3 unidades por dia ou 1 copo de suco; maçã: 3 unidades por dia; damasco: 3 unidades secas ou 2 frescas por dia.



Erika Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário